De acordo com os princípios e pilares de sustentabilidade, visando criar ambientes de trabalho equitativos e acolhedores, com adesão às principais convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobretudo de erradicação do trabalho infantil, erradicação do trabalho forçado ou compulsório, combate à prática de discriminação em todas as suas formas, valorização da diversidade, prevenção do assédio moral e sexual, e de respeito à livre associação sindical e direito à negociação coletiva, a SUBMARINER adota a Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, garantindo:
Comprometimento da Alta Direção.
Prevenção ao trabalho análogo à escravidão.
Comunicação aberta e transparente sobre direitos humanos, diversidade e inclusão.
Prevenção e garantia de ambientes saudáveis e seguros.
Associação, negociação coletiva e relações sindicais livres e em conformidade com requisitos legais.
Erradicação do trabalho infantil e de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Prevenção e combate ao assédio moral ou sexual e de discriminações em todas as suas formas.
Fomento à diversidade, equidade e inclusão.
Seleção e recrutamento com critérios justos, imparciais e não discriminatórios.
Igualdade de oportunidades, independentemente, entre outros, de gênero, raça e orientação sexual.
Desenvolvimento profissional e de oportunidades de acordo com os valores éticos e de igualdade.
Resolução de conflitos com equilíbrio, bom senso e imparcialidade.
Trabalhos e parcerias com fornecedores e prestadores de serviços que compartilham valores de direitos humanos, diversidade e inclusão.
Melhoria contínua.
2- OBJETIVOS:
Desenvolver e avançar na diversidade e inclusão com ambientes de trabalho respeitosos, inclusivos, equitativos e diversificados.
Implementar um sistema de gestão das relações de trabalho, possibilitando inclusive otimizações através de sugestões e colaboração dos funcionários em relação aos direitos humanos.
Dotar de elementos os procedimentos internos para gestão das relações de trabalho e de direitos humanos.
Dotar de elementos para implementar na Cadeia de Suprimentos, de forma participativa, práticas de direitos humanos.
Devem ser desenvolvidos procedimentos de recrutamento e de gestão inclusivos, com ações antidiscriminação e ante assédio moral ou sexual.
Deve ser fomentado uma cultura de respeito, empatia e colaboração, promovendo lideranças inclusivas, com o encorajamento de feedback e realização, quando necessário, de ajustes nas ações.
Devem ser realizadas estratégias de recrutamento que visam aumentar a diversidade de candidatos, como por exemplo em relação a etnia, gênero, orientação sexual, deficiência física, religião, etarismo e regionalidade.
Deve ser garantido que os ambientes de trabalho sejam acessíveis, independentemente da diversidade e necessidades, com acomodações razoáveis.
As lideranças devem ser abertas e com equipes inclusivas. Sempre que oportuno a diversidade deve ser promovida para cargos de liderança.
Deve ser revista e atualizada as rotinas e procedimentos internos para eliminar barreiras à diversidade e inclusão.
Deve ser fomentado a criação de comitê ou grupos da diversidade e inclusão para liderar e apoiar as iniciativas com a representação de diferentes sub- grupos e níveis hierárquicos.
Os ambientes de trabalho, além de seguro, devem ser respeitosos e produtivos, com adoção de medidas para prevenir situações de assédio moral e/ou sexual, dentre outras, com as seguintes ações:
Política de Tolerância Zero, significando que comportamento desse tipo não será tolerado em nenhum nível hierárquico da Empresa.
Comunicação aberta e transparente, com os funcionários se sentindo à vontade para relatar qualquer incidente de assédio, seja ele moral ou sexual, sem medo de represálias.
Treinamento e conscientização regulares para todos os funcionários, incluindo supervisores e gerentes, sobre o que constitui assédio moral e sexual, como identificá-lo e como denunciá-lo de forma segura.
Canal de denúncias com confidencial e acessível, onde os funcionários e o público em geral possam relatar incidentes de assédio com a garantia que as denúncias são tratadas de forma séria e imparcial.
Investigação e ação disciplinar com investigação imparcial e, se apropriado, adoção de medidas disciplinares contra os culpados, de maneira justa e consistente.
Políticas e procedimento claros para lidar com casos de assédio, de forma que todos saibam como serão tratados.
Promoção da diversidade e inclusão em todos os níveis da Empresa, ajudando a criar ambientes de trabalho respeitosos e inclusivos.
Apoio às vítimas, incluindo, se necessário, assistência psicológica e aconselhamento.
Monitoramento e avaliação para combater o assédio e analisar os incidentes relatados.
Divulgação e educação contínuas, conscientizando os funcionários sobre o tema do assédio e, se necessário, com revisão de políticas e procedimentos para garantir que eles permaneçam atualizados.
A SUBMARINER se compromete com a implementação das ações e com a melhoria contínua.
Revisão: 0
Salvador – BA, 04.09.2023
Pablo Estaban Koss
Sócio Gerente Operacional